Todo mundo me pergunta o que é o Pensamento Sistêmico e porque vivo repetindo que ele faz toda a diferença para enfrentar nossos desafios diários.
Outra pergunta que escuto muito: como o pensamento sistêmico pode ajudar na minha evolução pessoal e profissional?
Esse texto vai responder a essas perguntas e vai te ajudar a formular outras perguntas ainda mais instigantes. Sabe por que? Porque formular perguntas é o jeito mais eficiente de receber respostas.

No Pensamento Sistêmico, entendemos que o desenvolvimento humano é complexo, uma teia que envolve você, sua família, seu trabalho, sua comunidade, sua história, seu tempo. Assim, não existe uma fórmula de evolução que seja eficiente para todos. Cada caso é um Caso, cada história, uma História. Se você entende que faz parte do sistema, vai logo perceber que não pode assumir um papel que não é seu, que não pode continuar repetindo padrões em que você não acredita, que deve perseguir objetivos que vão mudar você, seu grupo mais próximo e o mundo.
Como repito sempre, o Pensamento Sistêmico precisa olhar para ver. Ele busca entender como você quer e precisa evoluir, onde você precisa repensar, reprogramar, para onde você está indo e porquê. Não é um caminho simples e ele precisa ser orientado por profissionais de primeira linha. É por isso que o Escritório Criativo traz vários cursos ao longo do ano, com treinadores espetaculares e comprometidos com o Pensamento Sistêmico. É por isso, também, que estamos à disposição para atender individualmente cada um dos nossos alunos. Não existe evolução sem comprometimento, sem propósito e sem aprendizado. Isso faz parte do sistema.

Anne K.