Algumas pessoas assistem a vídeos e palestras, leem livros e frases de pensadores memoráveis para se motivarem. A motivação até vem, mas na maioria das vezes a sua duração não é suficiente para atingir as nossas tão sonhadas e desejadas metas.

Arline Davis, criadora do Coaching Evolutionary Cicle, afirma que para mudanças de vida significativas precisamos usar a motivação intrínseca. Arline propõe uma investigação profunda ao longo da nossa vida para detectar quais são os valores que realmente nos impulsionam a “mover montanhas”.

Para essa investigação, Arline criou uma ferramenta que se chama “linha de tempo de iniciativa”, que é extremamente simples e fácil de usar. Em primeiro lugar, deve-se traçar uma linha do tempo, e em seguida datar os três eventos mais importantes da sua vida (é necessário que se escolham eventos que dependeram 100% de você) em ordem cronológica. Abaixo um exemplo:

linha-tempo1

Em uma segunda etapa, deve-se listar os valores que motivaram a realização desses eventos, como no gráfico abaixo:

linha-tempo2

Para concluir e entender a fonte da sua motivação, faça uma análise e reflexão das suas escolhas e dos valores que as motivaram. Você vai perceber com clareza o que de fato te motiva nos momentos mais importantes da sua vida.

No nosso exemplo, nota-se que existem dois valores muito importantes e determinantes, que são o desafio e a família. Independente se a decisão foi pessoal ou profissional, os catalizadores destas mudanças foram os mesmos. Também é interessante perceber que, no nosso exemplo, alguns valores mudaram no decorrer do tempo, e que a realização pessoal e o reconhecimento perderam força e foram substituídos pelo amor.

Quando se trata de algo sério e transformador, o que de fato nos motiva são os nossos valores, e é por isso que devemos estar conectados e alinhados com eles. Faça você também a sua pesquisa e descubra o que está por trás do seu potencial realizador e transformador.

É simples. Dura 15 minutos. Experimente!